Últimas Notícias

Jesus amou seus inimigos: Um exemplo de amor incondicional

Amor ao proximo e aos inimigos


"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem." (Mateus 5:43-44)


Jesus, uma certa vez, bem no começo de sua caminhada ministerial, foi ao monte e começou a ensinar aos seus discípulos e ao povo que o seguia. E um dos ensinamentos dele falava sobre o amor, relatando que alguns falavam que deveríamos amar ao próximo e odiar, abominar, deixar de lado o inimigo, mas Jesus logo disse que devemos sim amar o próximo, mas também devemos amar nossos inimigos.

Como alguém pode amar o inimigo? Jesus amou seus inimigos a ponto de interceder por eles. Na cruz, Jesus disse: "Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem".

Jesus é o exemplo de amor, Ele representa o verdadeiro amor, porque Ele é o amor.

Como sabemos que Jesus Cristo é Deus, o pai, o filho e o Espírito Santo, são todos em um, então podemos entender que Jesus Cristo é amor.

O atributo amor não é um atributo que Deus adquiriu, mas Ele é o atributo, Jesus é o amor. Podemos entender melhor assim, quando há trevas, porque há trevas? Porque a ausência de luz faz com que haja trevas. O mesmo se dá quando não há amor, há ódio, e a ausência de amor, há a ausência de Deus, porque Deus é amor.

Como alguém pode amar alguém como Cristo amou, se tiver a inexistência de Deus? Se Deus não estiver no coração, vai haver muito rancor, ódio, transtornos traumáticos que, ao longo do tempo, sucumbirão aquela alma.

O que precisa ser feito? Adentrar Deus para dentro da sua casa. Levando Cristo para dentro do seu coração, não apenas com alguns acessórios de mãos, alguns símbolos que representam o Cristo, mas levar Jesus diariamente no coração. Curando as feridas com o próprio Jesus.

E quem disse que é fácil reconhecer isso, que vive uma vida amarga e que não ama o próximo e nem o inimigo. Não é fácil nem amar o inimigo, mas com a participação ativa do Espírito Santo em sua vida, com certeza suas atitudes podem ser diferentes.

Você passará orar por aqueles que querem o seu mal, orando para que eles se salvem e que eles consigam te abraçar um dia. Talvez para você soe com um ar muito forte, mas foi o que Jesus ensinou.

Amar os próximos é muito fácil, pois você já tem empatia, mas e aquele que você poucas vezes viu? E muitas das vezes teve uma impressão ruim dessa pessoa, sem o conhecer de verdade.

Quem é superior a quem? Será se você é superior ou essa pessoa é superior a você? Na verdade, perante Deus, todos somos iguais, perante a natureza todos seremos levados ao pó e ao pó retornaremos. Então porque tentaremos ser superior a alguém?

Aprenda a amar ao próximo e também aqueles que tentam te fazer o mal, porque aqueles que têm Cristo na vida entendem que tudo que acontece coopera para o bem daqueles que amam a Deus.


Antonio Neto

Nenhum comentário