O orgulho de Adão e Eva e as suas consequências
O orgulho é a chave do pecado, Adão e Eva passaram por isso, eles foram motivados a despertar o orgulho dentro de si, ou até mesmo surgir. A serpente com sua audácia e astúcia, foi na mulher e ofereceu o fruto que não poderia ser comido no jardim, o único fruto que jamais poderia ser comido.
Eva sabendo que não poderia comer do fruto, indaga a serpente, que aquele fruto, Deus não o permitia, mas a serpente diz que Deus estava ocultando a verdade deles, que o fruto faria eles ser igual a Deus, ser sabedor do conhecimento do bem e do mal.
Quando Eva, viu a oportunidade de ser igual a Deus, logo, comeu do fruto, e levou ao seu marido, que também a comeu, talvez convencendo da mesma forma que a serpente o a tinha influenciado.
O mesmo pecado que Satanás cometeu diante de Deus, foi o que Eva e Adão acabara de cometer, o pecado do orgulho. Satanás chegou a dizer, subirei aos altos céus, sentarei a direita de Deus e serei igual a Deus. Ele queria ser igual a Deus, sentar a destra de Deus.
Deus não dá sua glória para ninguém, ele não divide sua glória com ninguém, Ele é soberano e todo poderoso.
O pecado do orgulho faz com que o individuo não perceba a sua posição, o seu patamar, querendo ser maior do que o seu criador, o pecado do orgulho, não deixa o individuo enxergar que ele é um pecador.
O rei da Davi, disse que um coração contrito e abatido, Deus não o rejeitará, Deus se compadece por um coração contrito, arrependido e constrangido diante de Deus.
O inverso de orgulho é a humildade, pois quando nos humilhamos diante de Deus, e sabemos que Deus é o todo poderoso, e que ninguém é maior que Ele, jamais tentaremos ser orgulhosos diante de Deus, apesar de nossas falhas. Quando Deus olha para o pecador, ele quer enxergar arrependimento, mesmo que as consequências de seus pecados possa vim, Deus ainda tem misericórdia.
Davi deixou que o orgulho e o pecado falasse mais alto, quando percebeu, tinha tomado a mulher de seu próximo, tinha matado o marido da mulher que tomaste, e ainda ocultaste a verdade. Até que um profeta de Deus, chegou a mostrar-lhe a verdade, caindo a mascara, caiu em si, percebeu o que tinha feito, pediu misericórdia de Deus, a ponto de dizer, que preferia cair nas mãos de Deus, do que cair nas mãos de seus inimigos. Deus não tirou as consequências do pecado de Davi, abrandou sim diante da misericórdia de Deus, mas Davi passou por grandes dificuldades, sofreu com percas de filhos, luta pelo trono, tentativas de golpes.
A mesma coisa aconteceu com Adão e Eva, Deus perdoou seus pecados, mas teve gravíssimas consequências, Eva passou a sentir mais dores do que seria no parto, Adão passou a trabalhador no campo, e sentir o peso do trabalho, e por causa do pecado deles, surgiu os espinhos.
A realidade são apenas decisões que tomamos ao decorrer do tempo, a sua decisão será um ponto de partida para uma reação, se pecares sofrerás consequências, se obedecerdes também sentirá as consequências. A diferença que quando obedecerdes serás consequências boas, frutíferas e bênçãos perpetuas.
As consequências da vida resulta em uma pessoa de sucesso ou um fracassado, diante da velhice poderá viver em mundo de arrependimento ou viver em um mundo de realizações.
Antonio Neto
Nenhum comentário