Seminário do PT em Brasília discutirá o papel da direita nas redes sociais e desafios futuros
Nos dias 5 e 6 de dezembro, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizará um seminário em Brasília, com o objetivo de debater o impacto da direita nas plataformas digitais e planejar as estratégias eleitorais para os próximos pleitos.
O evento, intitulado "A Realidade Brasileira e os Desafios do Partido dos Trabalhadores", visa estabelecer diretrizes políticas para o partido. A Fundação Perseu Abramo, o braço acadêmico do PT, também participa da organização.
Segundo informações do próprio partido, o seminário discutirá a influência das redes sociais na mobilização política, destacando a necessidade de regulamentação e a presença da direita nesse espaço digital. Outros temas em pauta incluem a reorganização do PT nas periferias e o estímulo ao empreendedorismo.
Além disso, a ampliação do diálogo com as camadas populares e o papel da religião na política também serão abordados. A abertura do evento será às 18h do dia 5, com a presença de líderes do partido, como Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Okamotto e Rui Costa (PT-BA).
Evento do PT acontece simultaneamente ao julgamento do STF sobre redes sociais
O seminário ocorrerá no dia seguinte à retomada do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet. Essa análise, marcada para quarta-feira, 4, trata da responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos de terceiros e da possibilidade de remoção de postagens ofensivas sem a necessidade de uma ordem judicial.
Na semana seguinte, o STF também deve avaliar a suspensão de serviços de mensagens, como o WhatsApp, devido ao não cumprimento de decisões judiciais.
Recentemente, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que a Corte tem analisado casos de regulação das redes sociais por conta da falta de ação do Parlamento sobre o tema.
“O tribunal aguardou por um tempo considerável para que o Legislativo se manifestasse, mas como isso não aconteceu, agora é a nossa vez de decidir sobre a questão”, disse Barroso, na quarta-feira, 27. “Além de responsabilizar as redes pelo conteúdo publicado por usuários, os ministros também irão debater se a remoção de postagens deve ser determinada por decisão judicial ou ser feita pelas próprias plataformas.”
Fonte: Revista OESTE
Nenhum comentário