Últimas Notícias

Estados governados pela direita têm as menores taxas de violência do Brasil em 2023

Estados governados pela direita têm as menores taxas de violência do Brasil em 2023

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, estados brasileiros governados por políticos de direita ou conservadores registraram as menores taxas de mortes violentas intencionais em 2023. Entre esses estados destacam-se São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, que demonstraram avanços significativos na segurança pública.

Os governadores desses estados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Jorginho Mello (PL-SC), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Eduardo Riedel (PSDB-MS), apoiaram formalmente a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Eduardo Leite (PSDB-RS), embora tenha se mantido neutro no segundo turno, apoiou Bolsonaro nas eleições de 2018.

Em contraste, estados governados por partidos de esquerda apresentaram taxas mais elevadas de mortes violentas. O Amapá, sob a liderança de Clécio Luís (Solidariedade), registrou a maior taxa de mortes violentas do país. Além disso, regiões da Bahia, governada pelo PT desde 2007, como Ilhéus–Itabuna e Salvador, também figuraram entre as áreas com maiores índices de violência.


Fonte: Revista Oeste e Gazeta do povo

Nenhum comentário