Estados governados pela direita têm as menores taxas de violência do Brasil em 2023
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, estados brasileiros governados por políticos de direita ou conservadores registraram as menores taxas de mortes violentas intencionais em 2023. Entre esses estados destacam-se São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, que demonstraram avanços significativos na segurança pública.
Os governadores desses estados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Jorginho Mello (PL-SC), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Eduardo Riedel (PSDB-MS), apoiaram formalmente a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Eduardo Leite (PSDB-RS), embora tenha se mantido neutro no segundo turno, apoiou Bolsonaro nas eleições de 2018.
Em contraste, estados governados por partidos de esquerda apresentaram taxas mais elevadas de mortes violentas. O Amapá, sob a liderança de Clécio Luís (Solidariedade), registrou a maior taxa de mortes violentas do país. Além disso, regiões da Bahia, governada pelo PT desde 2007, como Ilhéus–Itabuna e Salvador, também figuraram entre as áreas com maiores índices de violência.
Fonte: Revista Oeste e Gazeta do povo
Nenhum comentário