Últimas Notícias

A Dependência de Deus nos Momentos Difíceis

2 Coríntios 12:9-10

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte."

O apóstolo Paulo nos ensina que Deus opera nas fraquezas, pois, quando estamos fracos, necessitamos mais d’Ele e nos tornamos mais dependentes. Geralmente, quando uma pessoa tem tudo na vida, pode acabar esquecendo do maior compromisso: a sua entrega total a Deus.

Por isso, vemos o jovem rico abandonando a maior riqueza que lhe foi proposta por Cristo Jesus. Ele não quis saber da grandiosidade que Jesus estava lhe mostrando e preferiu as riquezas da terra.

Quando Paulo afirma que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, significa que, quando reconhecemos nossa fragilidade diante de Deus, nos tornamos mais dependentes d’Ele. Oramos mais, cantamos mais e nos aproximamos mais do Senhor. Nossas necessidades terrenas perdem força, e o poder de Deus cresce em nós.

Quantas pessoas você já viu se afastarem do evangelho depois de adquirirem bens materiais, riquezas e saúde? Creio que muitas. Isso acontece porque, cada vez mais, as pessoas se tornam consumidoras e materialistas. Não quero dizer que é errado ter riquezas, mas, geralmente, os humildes conseguem ter uma maior proximidade com Deus, pois são totalmente dependentes d’Ele.

O apóstolo Paulo nos alerta que as fraquezas não são apenas dificuldades, mas também podem ser perseguições, sofrimentos, dores e doenças. O "espinho na carne" que ele menciona foi colocado em sua vida para fortalecê-lo espiritualmente. Mesmo sem revelar exatamente qual era esse espinho, sabemos que ele o tornou mais dependente de Deus e fortaleceu sua fé.

O mesmo acontece conosco. Muitas vezes, passamos por dificuldades e, nesses momentos, nos aproximamos mais de Deus. Lembramos que Ele tem poder para resolver qualquer problema e nos voltamos a Ele para pedir, agradecer, refletir e cultuar.

Será que todos os nossos problemas foram criados por nós? Ou será que Deus permite certas dificuldades para nos provar e nos fazer chegar mais perto d’Ele? Às vezes, Deus nos envia provações para fortalecer nossa fé e nos fazer confiar mais n’Ele.

Gosto muito do versículo que diz:
"Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

Quando passo por dificuldades, lembro-me desse versículo. Se estou dentro do propósito de Deus, tudo o que acontece servirá para o meu bem. Isso me dá paz e a certeza de que nada pode me afastar do amor de Deus.

Quando entendemos essa verdade, nossa vida se torna mais simples e totalmente dependente d’Ele. Mesmo que alcancemos todas as riquezas do mundo, continuaremos precisando de Deus, pois nossa mente estará em Cristo.

Outro versículo que gosto muito é:
"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele tudo fará." (Salmo 37:5)

O grande problema, porém, é a confiança. Muitas vezes, dizemos que confiamos em Deus, mas, na prática, queremos resolver nossos problemas sozinhos e não esperamos o tempo d’Ele agir.

Precisamos aprender que a confiança em Deus é essencial para termos um relacionamento saudável entre a criatura e o Criador.

Antonio Neto


Quando Sou Fraco, Então Sou Forte

#Fé 🙏 #ConfiançaEmDeus ✨ #FortalezaNaFraqueza 💪 #Evangelho 📖 #PropósitoDeDeus 🛤️ #VidaCristã ⛪ #DependênciaDeDeus 🤲 #Superação 🙌 #GraçaDivina 🌿 #Perseverança 🛡️


Nenhum comentário