Últimas Notícias

Os santos herdarão a terra prometida

Jacó x Israel

"E sereis santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus." - Levítico 20:26

Quando alguém menciona a palavra "santo", talvez venha à mente alguma imagem de escultura representando uma figura do passado que viveu uma vida diferente das pessoas comuns.

A palavra "santo" significa "separado", indicando uma pessoa, nação ou povo distinto.

A nação de Israel foi moldada por Deus desde o princípio, quando começou com Abraão, a quem foi prometido ser pai de uma grande nação. Deus o separou do mundo em que vivia, levando-o a conhecer novos lugares.

Isaque, filho de Abraão, é pai de Jacó, a quem Deus renomeia Israel após uma luta com um anjo. "Israel" significa "aquele que luta com Deus".

Israel foi levado ao Egito, onde viveram por quatrocentos anos, sofrendo opressão. Deus enviou Moisés para libertar seu povo da escravidão.

Moisés conduziu-os pelo deserto durante quarenta anos, um caminho que poderia ser percorrido em poucos dias até Canaã. Por que Deus não os levou diretamente para Canaã?

1. Deus queria que seu povo se tornasse santo, diferente dos egípcios, abandonando seus maus costumes.

2. Na terra prometida, Deus queria uma nova geração.

3. Eles não estavam preparados para enfrentar os cananeus que habitavam a terra.

4. Deus entregaria leis e costumes para moldar uma nova geração.

"Separai-vos dos povos, para serdes meus": Deus sempre quis um povo diferente, que não adorasse múltiplos deuses, não praticasse sacrifícios humanos ou a prostituição.

Deus escolheu um povo para ser santo, imitando-O e não se misturando com o pecado. Ele queria um povo que O reconhecesse como divino, chamando-os de filhos do Altíssimo.

O apóstolo Paulo nos lembra de sermos santos no corpo, alma e espírito, não apenas na aparência, mas em todo o nosso ser.

Devemos buscar a santificação diária, vivendo uma vida santa e imitando a Cristo, pois a santificação nos aproxima de Deus, que é santo.

Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade. Daniel 7:18

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:5

Antonio Neto

Nenhum comentário