Últimas Notícias

Em Itajaí, prefeitura distribui medicamento para prevenir coronavírus - Veja o vídeo


A prefeitura de Itajaí, em Santa Catarina, distribuiu o remédio ivermectina para os cidadãos no dia 07 de Julho de 2020. Segundo o município, a ação faz parte da estratégia para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, passará alguns dias entregando o medicamento para a população.
No primeiro dia de entrega do medicamento foi entregue para mais de quatro mil pessoas o medicamento.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, afirmou que estão usando o medicamento como uma prevenção. “A ivermectina está sendo usada como um medicamento que pode ajudar na prevenção da COVID-19 e, em caso de contágio, que o paciente tenha sintomas leves ou moderados, porque ela diminui a multiplicação viral”, disse.

O município argumenta que a base da decisão de distribuir o medicamente foram experiências de “algumas cidades e instituições brasileiras, como a Unimed e o Hospital Marinha do Brasil”.

Logo o TCE (Tribunal de Contas do Estado) solicitou que a prefeitura de Itajaí repasse informações sobre a distribuição da ivermectina no prazo de cinco dias. No documento assinado pelo Diretor De Contas de Gestão, Sidney Antonio Tavares Junior, o TCE solicita que seja explicado o processo completo de compra e aquisição do medicamento.


Além disso, o Tribunal quer saber detalhes dos critérios e procedimentos utilizados para a distribuição do medicamento e documentos relacionados à despesas e comprovantes de pagamentos.

Contraponto

Em nota, a prefeitura de Itajaí ratificou que já recebeu o pedido das informações realizadas pelo TCE e também sobre o prazo para o envio dos documentos.

Confira a nota na íntegra:
O Município de Itajaí informa que recebeu hoje o pedido de informações do Tribunal de Contas do Estado e tem o prazo de cinco dias para se manifestar ao órgão, quando prestará todos os esclarecimentos solicitados. O Município ainda reforça que está à completa disposição das autoridades para elucidar quaisquer questionamentos, bem como garantir a total transparência de suas ações.
Casos na cidade

De acordo com prefeitura, desde o começo da pandemia, a cidade contabiliza 50 óbitos e 2.194 casos positivos. Deste total, 2.003 estão recuperadas.

Como o prefeito de Itajaí, outros prefeitos fizeram a mesma coisa, a distribuição de kits de medicamentos preventivos à covid-19 para pacientes suspeitos de terem contraído o coronavírus — ou em fase inicial de contágio, com sintomas leves — já se espalha com força nos municípios gaúchos. 

Milhares de comprimidos de diferentes drogas estão sendo adquiridos pelos gestores de Gravataí, Cachoeirinha, Parobé e Campo Bom, por exemplo, que detalharam o modelo de distribuição a GaúchaZH. Uma noção da amplitude de municípios que desejam ter a oferta profilática pode ser observada pelas 159 cidades gaúchas que aderiram a um protocolo da Secretaria Estadual da Saúde para receber cloroquina do Ministério da Saúde, tendo a pasta estadual como intermediadora. As cargas do governo federal ainda não chegaram, mas o mecanismo de disseminação já está preparado.

Os prefeitos argumentam que testes de laboratório e doses já aplicadas em pacientes mostraram potencial de eficácia. O objetivo, dizem, é evitar o colapso do sistema de saúde, já que os coquetéis de remédios teriam potencial, utilizados juntos ou separadamente, para prevenir o avanço da doença ao estágio que demandaria internação em leito clínico ou de UTI. 

Assista o vídeo:








Nenhum comentário